<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/27241941?origin\x3dhttp://juicejux.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Juice Jux

 

Eric 'The God' Clapton

Já fazia um tempo que não escrevia sobre música aqui né bom vou escrever agora, leiam e esqueçam a tristeza que a derrota dos galácticos nos trouxe.


Nascido na Inglaterra em 1945, na cidade de Ripley, de cor branca. Mas isso não impediu Eric de se apaixonar pela música negra americana e desde cedo aprendeu a tocar guitarra ouvindo seus idolos: Muddy Waters, Robert Johnson, B.B King, Big Bill Broonzy, Buddy Guy e outros.

Foi estudar artes e acabou sendo expulso da escola pelo seu comportamento rebelde, depois de tocar no underground da cidade, formou a banda The Yardbirds cuja formação era: Jeff Beck, Jimmy Page e o proprio Eric.

Jeff Beck não fez nada que vocês possam conhecer
Jimmy Page fez Stairway to Heaven, Dyer Maker e Kashmir

Depois de algum tempo Eric saiu do Yardbirds e se juntou aos Bluesmakers, aí poderia tocar o que mais gostava, mas acabou saindo porque o líder John Mayall era muito chato.
Ainda aos 20 anos, muros em todo o país eram pixados com as palavras: 'Clapton in God'.

Logo após formou-se o Cream, uma das mais influentes bandas do Roquenroll mundial da terra, mesmo tendo durado apenas dois anos e três albuns.

Em 1970 junto a John Lennon(Guitarra e voz), Keith Richards(Baixo) e Mitch Mitchell(Bateria) formou a super-banda Dirty Mac para tocar especialmente no The Rolling Stones Rock n Roll Circus

John Lennon fez Help, Ticket To Ride. I'm The Walrus, Revolution 1 e 9, Imagine entre outras
Keith Richards fez (I Can't Get No) Satisfaction, Angie, Wild Horses entre outras
Mitch Mitchell era o baterista do Jimi Hendrix.

Após essa apresentação, John Lennon o convidou a participar da Plastic Ono Band, sabiamente, Eric dispensou o convite.

Se tornando um músico de estúdio (que não se apresenta) gravou dois discos, um solo e outro com o Blind Faith
Fez também o solo de While My Guitar Gently Weeps, uma das músicas mais famosas escritas por George Harrison.

George Harrison fez While My Guitar Gently Weeps, Here Comes The Sun, Something entre outras.


Mas a relação deles não ficou só nisso, Eric se apaixonou-se por Patti Harrison, esposa de George
nas palavras do próprio:

'You don't fall in love with a wife of an Beatle, not if you want to survive"
(Você não se apaixona pela mulher de um Beatle, não se você quer sobreviver)

Mas com a música Layla, ele a conquistou e segundo a palavra da própria:

'Just the first few chords made me melt."
(Só os primeiros acordes já me derreteram)

Mesmo com o super hit, o disco foi um fracasso e Eric acabou se viciando em heróina e passando um bom templo recluso da sociedade mundial.
Em 1974 lançou uma versão de 'I Shot The Sheriff' e mais tarde também regravou Cocaine.
Passado alguns albuns solo até 1990 onde faturou seu primeiro Grammy pela música Bad Love

Nessa época, mais ou menos, Eric e George que haviam se desententido por toda a confusão criada por Patti (Eric acabou ficando com ela) se entenderam denovo, tocando no já famoso show por Bangladesh.


Em 1992 gravou um acústico que lançou sua carreira ao sucesso estelar, fazendo a música Tears In Heaven tocar em todo lugar, música dedicada a seu filho que morreu aos 4 anos quando caiu do 53° andar do apartamento da mãe do garoto.

O disco ganhou vários Grammys, sendo o campeão do ano.

Atualmente, Eric não canta mais a música, diz que já superou o sentimento da perda e que não quer lembrar como era.

Eric Clapton ainda lança discos, mas como sempre, a maioria dos seus ouvintes são apenas os que gostam de sua música verdadeiramente ou de guitarra, já que Eric não é uma maquina de hit popular como Armandinho e Marjorie Estiano.

 

for this post

Leave a Reply